Dia 2

Saí hoje de Springfield, rumo ao estado do Missouri, o segundo que irei passar de oito no total. Programei uma meta de ir até Cuba, uma cidade que fica a 320 km de onde eu estava.

Igreja Luterana em Litchenfield

Resolvi pegar direto a Interstate 55 porque não estava com tempo de ficar procurando trechos da 66. Precisei rever algumas coisas. Se eu ficar passando ou procurando esta estrada desativada vou perder muito tempo. Vou focar no objetivo final, Los Angeles ehehe. Mas claro, passei por muitos trechos da Main Street ainda do estado de Illinois. A primeira cidade que passei foi Litchenfield. Uma cidadezinha bem  pacata como as outras que a route cruza.

Saindo de Litchenfield há uma cidade chamada Hamel a qual a rota corta.  Nestas cidades pequenas onde a Route passa, a estrada vira uma rua normal. Quem não conhece ou esta sem mapa não diz que aquela simples rua estreita é a Route 66. Nesta cidade quase tudo tem 66 no nome. Até o salão de beleza chama-se Route 66 Beauty Salon.

Restaurante que serve peixe em Hamel

Seguindo a diante entrei em Edwardsville. Cidade pequena mas muito bonita e organizada. Parece muito com Hill Valley do filme De Volta para o Futuro. As casas, a escola…

Lincoln School em Edwardsville

Escola esta que entrei para tirar uma foto, pois tinham alguns onibus daqueles tradicionais amarelos e o estacionamento estava aberto, então entrei. Entrei pelo cano, lógico. Estava bem na hora da saída das crianças e quando vi, os onibus estavam se enfileirando e não havia mais saída livre. Mesmo assim tentei ir até o outro lado com o carro mas nada. Eis que então veio um funcionario da escola e exigiu que eu desligasse o carro e saísse do veículo, pois esta é a norma quando as crianças estão saindo para os onibus. Incrivel como eles tem um cuidado enorme com as crianças. Quando um onibus se movimentava todas as crianças tinham que parar onde estavam. Se dessem um passo uma mulher já saía gritando: Stoooppp!!! Crendiospadre. Achei que iria demorar uma hora ali, pois eram ums 15 onibus, mas até que não demorou. Acho que uns 15 minutos e todos os onibus saíram. Agora, já viu a zona de uma saída de escola no Brasil…? Se fosse a mesma norma eu teria que passar a noite no estacionamento ehehe. Outro fato é que nas ruas voce não vê muita gente. Deve ser pelo calor eu imagino. Todos devem ficar trancados em casa por causa do ar condicionado.

Denny`s Diner em Granite City

Saindo de Edwardsville aí eu me perdi de vez. Estava chegando a fronteira de Illinois com Missouri e não me achei mais. Só fiquei me orientando pelo mapa do GPS e como estava longe da I55, não quis voltar e fui indo para o sul por onde dava. Cheguei em uma cidade chamada Granite City. Como ja passava das 3h, resolvi parar para comer e entrei no Denny’s. É uma lanchonete ou diner como eles chamam, bem tradicional americana, com aqueles bancos almofadados perto da janela, e servem cheese burguers, frango frito, toda aquela porcariada… mas como sou rapaz que cuida da saúde, pedi uma salada com frango. Só tinha eu no lugar que era bem grande, mas quase que no meio o nada. A garçonete veio puxar assunto e resolvi perguntar onde eu estava, pois eu ainda não sabia. Segundo ela em Granite City não tem nada pra fazer… Boring! Ela ficou animada pelo fato de eu estar indo para LA. Perguntou se eu passaria pelo Grand Canyon e Las Vegas e eu disse que sim. Fiquei satisfeito por ela saber que estes pontos estavam no caminho, pois estava conversando com uma pessoa orientada… mas isso durou até ela perguntar se no Brasil havia praias… Pfffff.

Ainda perdido e sem rumo, cruzei a fronteira passando por uma ponte sobre o rio Mississipi e entrei no Missouri. Cheguei em St. Louis, a maior cidade no percurso da Rota 66.

Gateway de St. Louis

A atração mais visivel no meu trajeto era um arco às margens do rio Mississipi  que parece um portal. Realmente muito bonito. Creio que este portal represente a entrada para o Oeste.

Mais uma vez não me preocupei em retornar para a estrada velha e fui em busta da Interstate 44 que é a que passa paralelamente à Route 66 no estado do Missouri. St. Louis me pareceu bastante agradável. Infelizmente nas vias que eu estava, não pude parar para fotos. Não quis entrar na cidade para não perder muito tempo. Terei que mudar a estrategia. Eu estou viajando sempre depois das 11:00 h e com isso, como irei seguir rumo ao Oeste, pegarei sol na cara sempre às tardes. Decidi vir para Cuba, onde ficaria em um motel na beira da estrada para no dia seguinte tentar pegar a estrada mais cedo.

 Saindo de St. Louis foi dificil novamente achar a Route 66. Continuei seguindo pela I-44 até que finalmente peguei uma saída e tive meu primeiro contato com velha estada no estado do Missouri. Dificil andar por ela pois como esta desativada, apesar de ser aberta para circulação, não há sinalização. Apenas há as placas de Historic Route 66, mas não diz qual cidade esta chegando. Ainda bem que, como em Illinois, varios trechos ela segue paralela à Interstate. Muitas vezes ela muda de lado. As vezes esta paralela à direita e de repente muda para a esquerda, com isso tive que cruzar vários viadutos sobre a I-44. Passei por algumas cidadezinhas e muitas plantações. Este trecho não é muito habitado. As cidades foram Eureka, St. Clair, Oak Grove Village e então Cuba. Muito bom chegar e parar numa cidade via Rota 66. Inclusive acabei parando em um Motel na beira da Route, o Wagon Wheel Motel. A proposito, neste percurso de hoje, comecei a ver os moteis de estrada. Ainda bem! Há muitos campings também, mais que moteis, mas não são os campings que conhecemos, para instalar barracas. São compings para trailers e motorhomes para quem viaja com estes veículos.

 O Wagon Wheel é excelente. São quartos que são casinhas individuais. Parece um condominio. O “Office” fica na casa da frente e tem uma sala com varios objetos sobre a route, livros, guias e mais algumas coisas. Os hóspedes ficam a todo momento indo até o office para fazer alguma coisa, e para isso, usam carrinhos de golf para se locomover. Na verdade os quartos não são tão longes. Quando a senhora da recepção me explicou como eu deveria chegar até ele, eu me assustei, mas não eram nem 50 metros! Acho que os americanos usam os carrinhos só para evitar a fadiga… Fat guys!

Amanhã tem mais… Irei seguir pelo Missouri para Joplin!

Esse post foi publicado em Route 66. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Dia 2

  1. Pallú disse:

    É isso aí Glen, queremos ver mais notícias… hehe

    Abraço e boa viajem…

    Pallú

  2. Walter P.Rickert disse:

    Great Son!- Tem feito bela trilha,também as fotos são boas…Vai fundo…dad…

  3. Adriane disse:

    So far away!!!! sniff
    Viajei com você aqui um pouco, bom ouvir sua voz =D

  4. Helvio disse:

    q massa Glenn, cada lugar massa heim? Poxa, não sabia desse lance de deixar comentarios, mas saiba q todos por aki estao acessando seu diario de bordo heh. Abração, se cuide e boa viagem, ahh, cuidado com esse rio mississipi, em 1993 teve uma enorme enchente q arrasou St Louis e toda a região. Fui

    • grickert disse:

      Fala Helvio! Muito massa os lugares mesmo. Podem deixar comentarios quando quiserem, um abraço pra todo mundo aí também. Pode deixar que vou tomar cuidado com o Mississipi, ehehe, valeu!

Deixe um comentário